sábado, outubro 16, 2004

Ser Feliz... (2)



Existe algo com que me tenho deparado de forma bastante recorrente: o medo de se sofrer com uma relação… o medo da entrega…
Relações que se foram, que nos marcaram profundamente com o sofrimento que causaram, e que vão alterando a nossa forma de lidar com outras. É mais que cliché ouvir alguém dizer que o seu comportamento perante as relações foi fortemente alterado por determinada(s), que graças a isso a sua forma de lidar com elas mudou drasticamente.
É um facto que é difícil conseguir uma relação à nossa imagem. Que as experiências pelas quais passamos nos podem levar a ter uma atitude cada vez mais fria e distante embora interiormente não nos tornemos necessariamente mais insensíveis, mas começa-se gradualmente a deixar de conseguir transparecer isso vivendo por vezes as relações de forma inconsequente.
A entrega deixa de ser fácil e por vezes de existir embora se procure.
Como se atinge assim a felicidade se estamos fortemente estigmatizados pelo passado que nos obrigou a criar barreiras de protecção para não se sofrer que podem acabar por se transformar em barreiras que não permitem alcançar o nosso bem-estar? Como se conquista a confiança de outra pessoa se não se está disposto a dá-la? Opta-se por criar a ilusão que se é feliz… que se vive uma relação… dando-nos apenas ao luxo de ter laivos de felicidade? Será que as experiências que vivemos têm que ser necessariamente transportas para uma nova pessoa não sendo ela a culpada do nosso passado?