terça-feira, janeiro 25, 2005

Arte que alcançou o 7º lugar


"Eraserhead" de David Lynch

Nascido a 20 de Janeiro de 1946 em Missoula, uma pequena cidade do estado americano de Montana, Lynch ingressou em 1966 na Academia de Belas Artes da Pennsylvania, escola onde fez as suas primeiras experiências como realizador cinematográfico. O ambiente violento e decadente em que viveu durante os anos que passou nessa escola conferiu-lhe uma estranha obsessão pela exploração do lado mais sombrio da experiência humana. Um reflexo dessas vivências é (tal como a restante obra) "Eraserhead", primeiro filme do controverso realizador.
Henry Spencer (Jack Nance), um funcionário industrial que vive nos escuros e sujos arredores da fábrica onde trabalha, vê a monotonia da sua vida subitamente abalada por Mary X, uma antiga namorada que diz estar grávida de si, e com a qual é forçado a casar pressionado por uma família conservadora. Mary passa a viver com Henry no seu sórdido apartamento onde nasce então um bebé hediondamente deformado, que chora incessantemente num pranto irritante e aterrorizador levando a que Mary X deixe o marido que, por sua vez, está a ser seduzido pela vizinha.
"Eraserhead" é um filme denso, surrealista, de inusitada dimensão formal, impregnado de elementos autobiográficos; filmado intermitentemente num período de cinco anos, com Lynch a fazer quase tudo: argumento, realização, efeitos especiais, som, banda sonora, montagem e produção.
Um filme vanguardista que define todo o cinema de Lynch, que consegue ser simultaneamente perturbante e aterradoramente belo. Sem deixar ninguém indiferente é uma obra-prima que se ama ou odeia; sendo considerado o melhor "filme de culto" jamais realizado para cinema.(10/10)