segunda-feira, janeiro 24, 2005

DVD_M


“Eleven promos/DVD” de Massive Attack

Massive Attack são os arquitectos de uma das mais impressionantes obras da música contemporânea. O álbum “Blue Lines” (o álbum mais “soul” de todos aqueles que o não são), lançado em 1991 (e considerado um dos álbuns mais importantes dessa década), serviu de pilar de suporte para a edificação do legado. Em 1994 adicionou-se o melancólico “Protection” que deu origem em 1995 ao álbum bastardo “No protection”, onde Massive Attack mediram forças com Mad Professor para criar uma versão “dub” alternativa ao original. Em 1998 é lançado o abstracto “Mezzanine”. A construção não parou por aqui, no entanto o presente DVD reúne apenas os vídeos promocionais dos álbuns apresentados.
Tendo em conta a “artwork” de 3D, e a sua preocupação estética ornamental, não deixa de ser desconcertante a simplicidade com que nos é apresentado o DVD, que vem numa desnudada caixa transparente, e que apenas tem um menu com um fundo preto onde se sobrepõem os títulos das canções dos vídeos, um (play) “all” e uma ligação para o seu sitio na Internet,. O objectivo pretendido é o de não desviar a atenção dos vídeos; sem dúvida que foi atingido.
Quanto aos vídeos em si têm uma excelente qualidade, estando à altura de uma carreira feita de obras-primas. Por um lado, deparamo-nos com referências a clássicos do cinema de filmes de terror psicológico (tais como a “The Shining” e à saga “A Nightmare on Elm Street”), declarando desta forma que nada aqui pode ser visto de forma estritamente linear ou unidimensional pois serão ultrapassados espaços físicos convergindo-se para labirintos de espaços cerebrais; por outro lado, invocam-se as contraculturas marginais juntamente com toda a grandeza humana subjacente.
Tal como os álbuns este é um objecto dirigido a um mercado de consumidores sedentos de inventividade, pronto a ser apreciado com a maior das dedicações. (8/10)


Exemplo de “artwork” para usar na caixa do DVD, disponível no "site" oficial.