quarta-feira, janeiro 12, 2005

Nan Goldin



Nan Goldin (Washington, 1953) é uma fotógrafa que se apropria da vida; da vida dos conhecidos, dos amigos, e da sua. Essas vidas estão presentes de forma obsessiva na sua obra onde se estabelecem narrativas acerca da condição humana – do amor, da sexualidade, das relações entre as pessoas. Nan Goldin descreve o seu trabalho do seguinte modo: «For me taking a picture is a way of touching somebody (...) it's a caress». Daí estar presente a constante procura da entidade do outro, imprescindível à existência do fotógrafo.
Eggleston, considerado um clássico da arte fotográfica, tem sido uma fonte de inspiração para Nan Goldin que em 1986 publica o seu primeiro livro: "The Ballad Of Sexual Dependency is the diary I let people read", é o que se pode ler na introdução.
Nan Goldin desenvolveu ao longo dos últimos 30 anos uma obra ousada entre a arte e a vida, dando origem a uma das mais comoventes narrativas das contraculturas encontradas em cidades tais como Nova Iorque, Londres, Paris, Berlim e Tóquio; deixando de forma sensível um legado que se apropria do vivido para o servir.











A visitar: site_01, site_02