domingo, janeiro 09, 2005

Leituras entre lençóis


“A morte em Veneza” de Thomas Mann

Nascido em Lübeck a 6 de Junho de 1875, o ensaísta, crítico cultural e romancista alemão Thomas Mann ganhou o prémio Nobel da literatura de 1929. Antes disso, em 1913, foi publicado o romance de sua autoria “A morte em Veneza” o qual em 1971 é adaptado para o cinema pelo realizador italiano Luchino Visconti.

Em “A morte em Veneza” narra-se o fascínio de Aschenbach, um escritor consagrado, sentido por um adolescente - Tadzio, que possui uma beleza invulgar - o qual foi descobrir num hotel onde se encontra instalado durante uma viagem de repouso até Veneza, após um período de stress pessoal e artístico.
Através de uma forte componente intimista, deambula-se por uma Veneza ameaçada, a qual não impressiona Aschenbach visto se encontrar num estado de espírito onde o amor Platónico sentido faz com que tudo o que o rodeia pareça ser insignificante.

Trata-se de uma obra densa, inteligente, bem escrita; onde estão presentes pensamentos grandiosos; no entanto o grande encanto que esta encerra é a proximidade e cumplicidade que se estabelecem com Aschenbach, assentes na partilha dessa arrebatadora paixão com o leitor. (10/10)



Björn Andresen (Tadzio) in “Morte a Venezia” by Luchino Visconti