quinta-feira, junho 30, 2005

Conta-me


"Bleu I" by Joan Miró

Para todos aqueles que se interessam pela arte do conto, deixa-se aqui o destaque a três sítios da Internet a descobrir. Primam, acima de tudo, por fazer chegar aos seus leitores um cuidado rol de textos e autores, sejam eles grandes clássicos ou grandes ignorados.
A revista portuguesa “Ficções” integra na sua página uma excelente secção de textos. Desenvolve actualmente um projecto pioneiro com o propósito de divulgar o conto clássico e contemporâneo português, através da divulgação de contos e novelas em edição digital integral e fidedigna.
Na língua inglesa destaque para “Zoetrope: All Story” que integra o brilhante conceito de publicar em simultâneo contos de autores consagrados com os de jovens escritores ainda desconhecidos. Esta revista, fundada por Francis Ford Coppola, conta ainda no seu conceito editorial (na versão impressa) com uma notável preocupação com o design gráfico.
Para finalizar, destaca-se ainda a revista digital “Bestiário”. Aqui a ênfase é dado aos contistas brasileiros, portugueses e hispano-americanos; onde podemos ainda encontrar secções que relembram autores esquecidos ou que divulgam os novos.
Estes espaços provam que o género, embora muitas vezes ignorado, não se encontra de todo extinto, existindo ainda muitos autores notáveis a descobrir.