sexta-feira, novembro 26, 2004

Absinto


Belle Epoque de Teresa Moore

Apesar de estar fortemente relacionado com a França, o Absinto é uma criação Suíça. Embora tenha sido o médico monarquista, de nacionalidade francesa, Pierre Ordinaire a inventar uma poção digestiva, à qual mais tarde adicionou álcool para potenciar os seus efeitos (surgindo assim o absinto), este encontrava-se exilado na Suiça quando a originou, no ano de 1792. O medicamento encontrado, com virtudes que iam muito além da cura dos males do estômago, tornou-se coqueluche na Suiça e rapidamente atravessou fronteiras, ficando conhecido por Absinto ou, pelos mais entusiastas, por Fada Verde.
Os ingredientes principais que destilados compõem o Absinto são o anis e uma grande diversidade de ervas, entre as quais a Artemisia absinthium, que é a responsável pela polémica gerada à volta da bebida, por causa das suas substâncias alucinógénicas.
O absinto goza de uma grande reputação devido a gente como Oscar Wilde e Paul Verlaine terem escrito poemas em seu louvor, e ainda por ter sido glorificado em quadros por pintores como Degas, Manet, Van Gogh e Picasso.