quarta-feira, novembro 24, 2004

Vodka - Sabor e Qualidade



Os elementos que determinam a qualidade da vodka são, para além dos ingredientes que a constituem, a destilação e a filtração:

• A filtração usualmente aplicada utiliza filtros de carvão; no entanto pode não ser feita nenhuma ou, do lado oposto, serem utilizados mecanismos bastante complexos para a executar.
• Uma boa destilação baseia-se na capacidade alcançada de se descartarem as impurezas. As destilarias possuem os seus segredos para alcançar o equilíbrio entre a pureza e o sabor; sendo os destiladores contínuos os mais usados para alcançar esse fim, para além de oferecerem um melhor controlo da temperatura.
• Com base no tipo e qualidade dos ingredientes, a suavidade alcançada será melhor ou pior. Milho, batata, melaço, cevada, centeio e trigo são os ingredientes habitualmente utilizados na produção de vodka, porém existem outros que conferem essências adicionais à bebida, nomeadamente as frutas.

As vodkas produzidas à base de batata, trigo ou centeio; são as que têm melhor qualidade, visto terem um sabor muito suave e uma característica individual pronunciada, sendo normalmente elaboradas utilizando os métodos de destilação e filtração mais sofisticados.