quarta-feira, novembro 17, 2004

Sugestões


Giant Sand - Is all over... The map

É espantosa a capacidade que Howe Gelb tem para produzir tão vasta quantidade de álbuns que, nos últimos anos, resultam em obras de excelente qualidade. Com engenho e encanto inigualável este senhor tem lançado uma obra de referência praticamente todos os anos, na sombra de vários alter-egos; oiçam-se os anteriores "Chore Of Enchantment" (Giant Sand), “Cover Magazine” (Giant Sand), “Lull (some piano)” (Howe Gelb), “The lister” (Howe Home), e o, já deste ano, “Still lookin’ good to me” (the band of Blacky Ranchette).
Surge agora mais um disco dos Giant Sand, marcado pela destreza atingida na aprendizagem de uma carreira. Com o refinamento alcançado todas as músicas flúem de forma natural, mesmo quando as soluções encontradas passam por requestar soluções inesperadas nos Blues, no Jazz, no Tango, na Chanson Française, ou mesmo no Punk (num tributo aos Sex Pistols).
Juntamente com a forma descontraída com que Gelb canta, é ainda encantador observar como as participações de vocalistas convidados ajudam a marcar a obra, com o modo espontâneo com que parece nascer a composição.
Este disco é assim capaz de originar grande cumplicidade com o ouvinte, chegando por momentos a transmitir a sensação que também ele, se estivesse presente no momento da gravação, poderia ter deixado registado o seu contributo. (8/10)