domingo, novembro 07, 2004

Década de 90 revisitada


Mazzy Star - She Hangs Brightly

É sempre um prazer ouvir Hope Sandoval. Uma das melhores metáforas com que já me deparei para definir a sua voz é a que utiliza o “açúcar a derreter numa chávena de café a ferver”, tendo em conta a sensual doçura que encerra, fazendo com que a partir da primeira audição se torne num vício. Deixa no entanto um leve travo amargo no ar, como que a pressagiar que em álbuns posteriores essa faceta viesse efectivamente a transparecer.
No entanto em "She Hangs Brightly" a atitude que prevalece é segura, inquebrável e simultaneamente arrebatadora, onde os ecos fantasmagóricos utilizados delatam que nada pode atingir Sandoval pois é ela que tem o poder de nos assombrar.
Com raiz na folk, este álbum pisca ainda o olho ao country, ao rock psicadélico e ao independente; onde a canção de abertura estabelece as coordenadas mas não deixa (de todo) prever o belo conjunto que se tem pela frente.
Um álbum límpido, onde esta voz se encontra acompanhada essencialmente por guitarra e bateria. Outros instrumentos só aparecerem esporadicamente, para enriquecer aqui e ali a obra com pormenores, pois aqui o objectivo parece ser reafirmar que a beleza sempre se pode encontrar nas coisas simples. 10/10