terça-feira, outubro 26, 2004

Arte que alcançou o 7º lugar


Elephant de Gus Van Sant

Como filmar a perda da vida no início da perda da inocência!?... De modo brutal, desencantado e directo. É assim que Gus Van Sant o entende, apresentando Elephant com essas características, onde se retrata em versão artística, e muito pessoal, o massacre no liceu Columbine.
Uma série de jovens (promissores) actores, que até à data não o eram, retratam como se vive um dia, como outro qualquer, num liceu onde nada fazia prever o desenrolar do terrível acontecimento registrado.
Além de magnificamente filmado, com longuíssimas cenas, onde a câmara se move ao ritmo das personagens, e de ter uma fotografia excelente (a luz deste filme é magnifica), com esta obra Gus Van Sant consegue ainda surpreender o espectador com a forma original de preenchimento do espaço temporal e físico; apresentando criativamente o que acontece no mesmo espaço de tempo diversos acontecimentos no espaço físico. Um grande golpe de genialidade servindo de lição de cinema para envolvidos ou apreciadores da sétima arte. 10/10