terça-feira, novembro 23, 2004

Vodka – Origens



Existe uma grande discussão a respeito da produção de vodka se ter iniciado ou não na Rússia. No final da década de 70 as empresas russas produtoras de vodka foram ameaçadas de cessarem a produção, sobe o pretexto que o nome desta bebida seria de uso exclusivo das companhias estrangeiras, uma vez que já a produziam há mais tempo. Logo após esta questão ficar resolvida, com as indústrias estrangeiras a renunciar o título de criadoras de vodka, surge a Polónia a alegar para si a autoria e o início de produção da mesma. No entanto, após a publicação dos estudos realizados pelo historiador russo William V. Pokhlióbkin, no seu livro História da Vodka, em 1991; a Rússia ficou reconhecida como tal.
Se quanto à sua origem as dúvidas ainda hoje persistem, a palavra vodka é indubitavelmente nativa da linguagem russa, cujo surgimento data do século XIV, sendo o ano de 1386 apontado como um provável marco. Os primeiros registos do termo vodka aparecem em dicionários publicados no final do século XIX e início do século XX já com significado de bebida alcoólica forte.
Supõe-se que o motivo pelo qual esta bebida tenha recebido o nome de vodka (aguinha) se deva à importância que os russos davam à água proveniente de suas fontes e rios cristalinos, como base para a produção de todas as bebidas.