segunda-feira, abril 18, 2005

Sugestões


"B Sides & Rarities" by Nick Cave & The Bad Seeds

Após o magnífico álbum duplo editado no ano passado, “Abbatoir blues / The lyre of Orpheus”, a celebrar dignamente os 20 anos de carreira de Nick Cave com os Bad Seeds; chega agora a vez de se fazer a visitação aos temas perdidos por lados B de singles, bandas sonoras e edições limitadas destes senhores. O produto final é um conjunto de 56 temas, divididos por 3 CD’s devidamente encerrados num elegante embrulho.
Não se encontram por aqui grandes sobressaltos sonoros ou líricos em relação àquilo que estamos habituados a receber de Cave, e isso é bom... Bom, visto que: o que está em questão é uma carreira com uma qualidade indiscutível; marcada pela rebeldia, por narrações sombrias, por humor mordaz, amores torturados ou consumados, e religiosidade persistente. Tudo isso ingredientes presentes nesta edição, onde ainda se utilizam os vários andamentos musicais - devidamente reformados em prol do entendimento pessoal destes excelsos músicos – com os quais estamos familiarizados, tais como: o punk, o gótico, o country, o soul, o gospel, rhythm & blues ou até o jazz; constituindo no seu todo um manancial de antropofagia sónica. A voz de Cave, que tão bem consegue ser demoníaca, torturada, pregadora, pecadora, apaixonada, atormentada ou apaziguadora; surge a dominar exemplarmente (como não podia deixar de ser) essa amálgama sonora.
B-Sides & Rarities comprova (uma vez mais) que Nick Cave & The Bad Seeds se tratam de figuras ímpares no meio da criação musical contemporânea, e quem nem nas produções secundárias se rendem à negligência artística. (8,5/10)