segunda-feira, julho 04, 2005

Década de 90 revisitada


"Lux Vivens" by Jocelyn Montgomery & David Lynch

Hildegard von Bingen (1098-1179) foi uma das poucas mulheres que durante as trevas intelectuais da Idade Média se destacou perante a instituição patriarcal da Igreja Católica Romana. Para além de ter sido uma extraordinária pensadora, filósofa e teóloga, era ainda escritora, médica e botânica; que através de sermões públicos desafiava os poderosos do regimento machista da época. Supõe-se que Bingen tenha sido a primeira cientista após a destruição definitiva de Alexandria. Conta-se ainda nas suas virtudes o dom da composição; daí que não seja de admirar que as suas músicas tenham sido recentemente recuperadas e gravadas.
Jocelyn Montgomery e David Lynch em 1998 decidiram fazer uma gravação de parte dessas composições deixando vincado nela o cunho pessoal de ambos. Ela, violinista e cantora, e ele, aqui responsável pelas misturas, arranjos e composições adicionais, tiveram no entanto o cuidado de deixar intacto o espaço que os arranjos originais necessitam. A mais valia acrescentada aos originais foi a de tê-los enquadrado no ambiente em que eles poderiam ter sido criados, ou então que podem evocar. Durante toda a audição do disco deparamo-nos em segundo plano com sublimes pormenores tais como o som do vento, de sinos ou de guerras, que levam o ouvinte a envolver-se ainda mais intensamente com a obra.
“Lux Vivens” faz-nos viajar no tempo, faz-nos sentir envolvidos por uma época passada tal como imaginamos que ela teria sido. Criou-se assim uma obra que funciona como um magnífico retiro espiritual. (8/10)