sábado, outubro 16, 2004

Arte que alcançou o 7º lugar


Mulholland Dr. de David Lynch

Mulholland Dr. confirma definitivamente David Lynch como sendo um grande mestre da subtileza, sensualidade, elegância e complexidade. A revolução cinematográfica passa por este senhor que pouco se importa se a plateia vai gostar, e sequer se vai entender ou não, cada filme que dá a conhecer. Esta obra não foge à excepção reflectindo-se nela todas as obsessões de filmes anteriores mas desta vez, mais que nunca, coexistindo de forma harmoniosa.
Lynch dá a conhecer a sua visão de Hollywood onde a falsidade e a superficialidade no mundo do cinema coabitam simultaneamente com a beleza. De forma atraente, poética e muitas vezes inexplicável recorre-se a metáforas sobre identidades trocadas como que necessárias para explicar um lugar confuso, surpreendente e perigoso.
Trata-se de um filme onde coexistem no mesmo espaço um sentido de humor apurado, angústia e ainda “uma história de amor na cidade dos sonhos”; criando desta forma um universo singular e fascinante onde se movem personagens encarnadas por Naomi Watts, Justin Theroux, Laura Harring, Ann Miller, Robert Forster e Brent Briscoe que nos dão a conhecer interpretações inesquecíveis.
E assim se fez cinema. 10/10