quarta-feira, julho 19, 2006

Leituras entre lençóis

“Close Range - Brokeback Mountain and other stories” by Annie Proulx

No início chamava-se “Close Range - Wyoming stories”, agora chama-se “Close Range - Brokeback Mountain and other stories”. Annie Proulx estaria longe de imaginar o que apenas um dos seus contos seria capaz de provocar na sua já longa carreira enquanto escritora... que fosse capaz de mudar o título de um dos seus livros, que se tornasse mais conhecida e falada do que nunca e que a fizesse declarar abster-se de alguma vez voltar a falar novamente sobre o conto. O que é certo é que “O segredo de Brokeback Mountain”, o conto, foi capaz de o fazer e embora o livro aonde se insere seja uma obra repleta de personagens em todo comuns às dos nosso vaqueiros Ennis del Mar e Jack Twist, é certo que são apresentadas de forma ostensivamente mais caustica.
São no entanto onze contos excelentes inseridos nesta colectânea, que nos dão a conhecer o inóspito lugar de Wyoming, criando para isso personagens e histórias assumidamente inspiradas naqueles que habitam o lugar, sendo que aqui a ficção por vezes poderá por demasiado aproximar-se da sua realidade no retrato dos grandes espaços desertos, quer da região, quer do interior das personagens... Porém estamos perante ficção, de boa ficção, com a escrita de Proulx a apresenta-se humorística, com uma vertente trágica por vezes declarado, outras das vezes sugerida. (8,5/10)

“O segredo de Brokeback Mountain” by Annie Proulx

Em Portugal, aquando da saída do filme, tivemos então direito à tradução apressada de apenas “O segredo de Brokeback Mountain”, o conto que encerra o livro acima referido... Teria sido o oportunismo comercial que fez com que esta edição fosse lançada no nosso país, contudo ficou anunciado o compromisso que o livro onde consta o conto iria brevemente ser editado na versão portuguesa. Sarcasmos à parte, o conto por si só merece uma análise, visto tratar-se de um texto sublime e dos mais badalados dos últimos tempos.
Será arrogante pensar que os dois labregos retratados no conto fossem incapazes de viver um história tão benevolente como a que se conta. A genialidade do conto não passará por aí, mas sim pela forma como nos apresenta com toda a genuinidade e fulgor aquilo que já não se esperava encontrar nos dias de hoje, uma história de amor em toda a sua glória, criada na base desse género que parece pertencer ao passado, o romantismo; deixando assim o leitor inesperadamente arrebatado na eloquência emanada do conto quando a retórica do género se esperava estar porventura esmorecida ou gasta.
Em termos de estrutura narrativa é curioso observar que “Brokeback Moutain” tem grandes afinidades com o seu oposto em trâmites sociais “Reviver o passado em Brideshead” – o clássico de Evelyn Waugh – no entanto o conto apresenta com todo o ânimo a gloriosa despedida de ambos os vaqueiros (sem que estes o soubessem), sustida na evocação de um dos momentos mais carinhosos do passado de ambos os jovens.
Uma história como a que o conto conta tem tudo o que é necessário para desencadear as reacções que obteve, sustentada em motivos convincentes ao contrário de muitos logrados best-sellers.
Quando algo é grandioso não deve passar desapercebido. (10/10)

“Bad Dirt - Wyoming stories 2” by Annie Proulx

Após o bem recebido conjunto de contos de “Close Range - Brokeback Mountain and other stories” foi-se então ao baú tentar desencantar outras relíquias para que fosse editado a sequela directa dessas histórias de Wyoming... E assim obteve-se o número suficientes de contos para editar “Bad Dirt - Wyoming stories 2”. Buscaram-se essas histórias em várias publicações, Playboy inclusive, e aquilo que poderia ser um disperso e desconexo conjunto de textos acaba por resultar numa compilação tão convincente como a primeira série de contos.
"Bad Dirt" chega até a ser mais bem conseguido em relação ao seu predecessor na sagacidade com que é utilizado o humor sórdido da autora nos contos; assim como na sugestão das imagens, não só por se apresentarem contos mais gráficos como se apresentar uma maior diversidade da vastíssima área de Wyomming. (9/10)

“Close Range” e “Bad Dirt” explicam o porque de Annie Proulx ser tão bem conceituada nos dias que correm, e poderão ser uma boa primeira aproximação a fazer à escritora, e se se ficar contagiado com a sua escrita, haverá ainda mais para descobrir...