sábado, janeiro 21, 2006

Reedições (03) / the_end

“Pearl – Legacy Edition” by Janis Joplin

Os anos 60 do século XX provavelmente não teriam sido tão excitantes sem o aparecimento de alguns dos ícones que perpetuam a sua popularidade até aos dias de hoje, e com certeza que não teriam sido tão interessantes sem Janis Joplin, uma das maiores vozes de sempre dos Blues e do Rock’n’roll.
“Pearl”, o álbum póstumo de Janis Joplin, que é ainda o seu mais conhecido, é agora novamente editado, desta vez numa magnífica edição, servindo de pretexto para celebrar tanto os 35 anos decorridos desde a sua edição original, como para prestar uma homenagem digna passados outros tantos anos da morte da cantora.
Não deixa de ser perturbante verificar que o trágico acontecimento que levou ao desaparecimento da Janis Joplin (uma overdose de heroína) culminou com um dos momentos mais altos da sua carreira. Janis encontrava-se em plena forma artística e vocal, como se pode verificar aquando da audição das músicas que compõem o álbum; músicas essas que se encontram entranhadas por uma honestidade desarmante e cantadas de forma magistral.
A presente edição para além do álbum original trás ainda consigo algumas canções nunca antes editadas (uma das quais especialmente concebida para John Lennon), algumas versões novas e um magnífico disco ao vivo, gravado numa digressão feita no Canadá, no ano de 1970 – onde somos confrontados com uma cantora primorosamente provocante e cheia de recursos. Tudo isso encerrado num cuidado “digipack”, que traz consigo um “booklet” onde se pode encontrar um informativo e íntimo relato de John Byrne Cooke, um amigo próximo da cantora, com quem ela trabalhou.
Motivos de interesse não faltam para dedicar atenção a esta edição de “Pearl”… E a primeira estrela feminina a brilhar no universo dos Blues e Rock’n’Roll merece toda a dedicação. (10/10)