segunda-feira, dezembro 26, 2005

Impressionou (09) / the_end

“Tender Buttons” by Broadcast

Dado o seu empenho em explorar a estética dos anos 60, com o propósito de a tornar contemporânea; os Ingleses Broadcast têm, muitas das vezes, visto as suas obras comparadas com as dos seus conterrâneos Stereolab. Essa comparação, para além de simplista, é indubitavelmente redutora; talvez por isso o talento do grupo seja muitas das vezes ignorado, o que dificulta o reconhecimento de um legado que até à data não conheceu um mau momento.
Depois de editarem uma compilação - “Work and Non Work” (1997) –, dois álbuns - “The Noise Made By People” (2000) e “HA HA Sound” (2003) –, uma série de Ep's e “singles” (com magníficos “b sides”); os Broadcast dão a conhecer “Tender Buttons”, que mostra uma vez mais um grupo em plena forma, independentemente do facto de agora se encontrar reduzido a dois elementos.
A estética dos anos 60 continua presente, no entanto, em “Tender Buttons”, não é vital, contrariamente aos seus antecessores. O que também não vai de encontro ao que o grupo produziu até à data são as estruturas instrumentais, que agora se apresentam menos complexas (porém continuam embutidas de grande originalidade e de diversidade sonora), o que permite facilmente ao ouvinte tornar-se confidente das belas melodias vocais de Trish Keenan. E o grau de intimidade pode ir ainda mais longe quando se presta atenção às letras que abrangem uma série de temas muito pessoais.
Com este álbum os Broadcast vão de encontro ao essencial da sua música, não deixando que a sua noção estética se imponha, deixam antes que ela se revele. (9/10)