quarta-feira, novembro 30, 2005

Impressionou (04)

“Funeral” by Arcade Fire

Lançado nos EUA em finais de 2004, “Funeral” chega ao mercado europeu apenas em 2005 e trata-se de uma das melhores surpresas (se não mesmo a melhor) no seio do Rock alternativo.
Os canadianos Arcade Fire decidem inquietar-nos com a morte a partir do ponto de vista da adolescência, num álbum conceptual que não se deixa cair na armadilha de se tornar pretensioso. Os fantasmas dos familiares dos elementos da banda são convidados a juntarem-se a uma festa que celebra a vida de forma intensa e apaixonada.
E é com um festejo memorável com que se é presenteado. Durante a audição do disco encontramos doses equilibradas de ambientes góticos, energias pertencentes ao universo Rock ou charmes da “Chanson Française”. Dessa junção surgem canções com um brilho que é raro encontrarem-se, que surpreendem pela novidade que os acordes assombrados revelam.
“Funeral” merece todo o entusiasmo com que foi recebido, e com que se pode falar dele; não é frequente encontrar obras discográficas com tal genialidade, constituídas no seu todo por grandiosas e belas canções. (9,5/10)