terça-feira, novembro 22, 2005

Impressionou (01)


"Axes" by Electrelane

Fãs do legado do Krautrock, com “Axes” as Electrelane injectam uma dose de vitalidade no género tornando-o novamente excitante e cativante.
A primeira música a fazer-se ouvir (um estimulante exercício de guitarras, teclado e bateria) define logo à partida a metodologia, às vezes mais, outras menos, acentuada que se usa na feitura das restantes: existe sempre uma preocupação inicial na criação de um ambiente fantasmagórico, misterioso, que meticulosamente, com a bateria a acompanhar o ritmo cardíaco do ouvinte, acaba por se expandir de modo perfeitamente natural num furacão de melodias criadas por instrumentos de uma época passada. E é justamente devido ao recurso dos diferentes instrumentos utilizados, como o acordeão, o saxofone ou o banjo, que não deixam que o método criativo se torne obsoleto. No entanto a guitarra eléctrica e os teclados predominam e nunca são postos de lado. A regra por instantes é quebrada para se praticar um devaneio experimental, aonde se cria uma espécie de discussão entre os instrumentos, como se a cada momento estivessem a decidir que rumo seguir, sem porém chegarem a algum consenso.
Outra mais valia do álbum é o facto de ter sido gravado como se fosse tocado ao vivo e aqui a mão de Steve Albini faz-se sentir, dando o toque de Midas final, tornando o som mais directo, denso e enérgico.
As Electrelane convidam-nos a deixar este planeta, a embarcar numa viagem até ao espaço. Podemos aterrar na lua ou então seguir noutras direcções, mas sempre acompanhados pela escuridão, rasgada apenas pelo cintilar do brilho das estrelas. (9/10)