domingo, novembro 27, 2005

Reedições (01)


“Goo – Deluxe Edition” by Sonic Youth

Será difícil seleccionar qual o melhor álbum da carreira dos Sonic Youth, com obras como ”Evol” (1986), “Goo” (1990) ou “Dirty” (1992 – que também já teve direito a uma magnífica reedição) a tarefa tornar-se-á complicada. No entanto também não temos de o fazer e o melhor será mesmo desfrutar o trabalho deveras significativo que o grupo produziu, um dos mais marcantes do movimento “No Wave”. No entanto isso será uma “caixinha” demasiado pequena para colocar toda uma obra que é um colossal contributo para a música no geral.
Com uma autonomia total sobre o acto criativo os Sonic Youth sempre estiveram numa posição privilegiada em relação aos seus contemporâneos, dando a conhecer trabalhos de qualidade invejável, e se bem que muitas das vezes acariciam a pop, nunca o fazem sem descartar o carisma característico dos seus elementos, e não se inibem ainda de criar peças mais experimentais, de grande liberdade artística, que resultam numa mescla sonora que pode soar estranha ao ouvido mais conhecedor e atento daquilo que se pode encontrar no universo da música dita alternativa.
Dito o anterior, a reedição de “Goo” no presente ano, agora em edição de luxo, não deve ser descurada, pois para além de conter todo o notável álbum original, remasterizado, podem-se ainda encontrar todos os “B sides”, novas misturas e originais que pertencem ao universo de “Goo”; todos reunidos numa mesma embalagem (uma belo “digipak” desdobrável que contém ainda um “booklet” com informação útil sobre esta fase da carreira da banda).
É admirável constatar como canções como “Dirty Boots”, “Tunic (Song For Karen)”, “Kool Thing” ou “Mote” continuam a ser capazes de entusiasmar e de não denunciar um resquício de passagem do tempo sobre elas, isso só para dar alguns exemplos pois todo o conjunto trata-se de um autentico clássico intemporal. (10/10)

Sonic Youth at "Webster Hall", photo by Alyssa Scheinson