domingo, dezembro 11, 2005

Impressionou (07)

"Uumen" by Kimmo Pohjonen & Eric Echampard

Tal como já no tem vindo a habituar Kimmo Pohjonen dá a conhecer mais um excelente trabalho, que sucede as obras-primas “Kalmuk” (2000) e “Kluster” (2003), e antecede o interessante “8 Armed Monkey” - também lançado em 2005. Em “Uumen” faz-se acompanhar por Eric Echampard, um baterista jazz, que, com o seu talento, usa a bateria para confrontar e desafiar o acordeão deste vanguardista finlandês.
Quando se termina a audição de do disco, que convém que seja feita com o volume no máximo, é necessário recuperar o fôlego; não é propriamente fácil assimilar de uma só vez a beleza do universo que a obra encerra no seu todo. Assiste-se a uma autêntica luta monumental de gigantes durante 50 minutos; onde se ouvem apenas um acordeão, uma bateria e uma voz a emitir sons estranhos. O acordeão capaz de desnortear o ouvinte, apresenta uma série de melodias peculiares, desencantadas dos cantos mais recônditos do cérebro do autor, sendo constantemente atiçado pelos ritmos esquizofrénicos da bateria.
A recriação continua a ser uma máxima de Kimmo Pohjonen. Com esta obra consegue uma vez mais surpreender, apresentando um resultado que nunca antes fora tão cru graças à intervenção de Eric Echampard. Continua aqui o gosto pela experimentação e a conseguir-se apresentar obras de qualidade superior, daquelas que só um génio é capaz de conceber – e que não deixam o ouvinte sair imune da sua audição. (9/10)