terça-feira, fevereiro 28, 2006

Soundtrack

"Brokeback Mountain - Original motion picture soundtrack" by Gustavo Santaolalla.

A sequência de canções apresentada na banda sonora do filme “Brokeback Mountain”, a cargo de Gustavo Santaolalla, em nada evoca a estrutura narrativa do filme, o que pode fazer torcer o nariz aos ouvintes que defendem que o objectivo das bandas sonoras deve ser esse. De facto, não deixa de ser estranho quando se entra em contacto com a sequência escolhida, visto que a evocação de sentimentos que no filme seguem uma sequência lógica surgem desta feita dispersos e desconexos à memória. O problema é no entanto facilmente resolvido com uma programação ao leitor de cd’s que siga a sequência que se ouve no filme, e que ignore a música “I will never let you go” com a prestação vocal de Jackie Green (que não deve ser ignorada noutro tipo de audições), que não se ouve no filme; e que pode ainda ignorar a versão de “King of the road”, original de Roger Miller, aqui interpretada por Teddy Thompson & Rufus Wainwright, e que não é a versão que aparece no filme. E já que se fala em Rufus Wainwright aproveita-se para se referir a estranha escolha (e insistência) do cantor nesta banda sonora; tanto foi estranho aquando da apresentação dos créditos finais ouvir “The maker makes”, como no disco deparamo-nos novamente com ele na referida versão; o artificialismo barroco das suas prestações vocais em nada vai de encontro à pureza, simplicidade e emotividade evocada por excelência no filme e na banda sonora (é claro que o facto de ser um cantor homossexual assumido, com um reconhecimento e aceitação considerável por parte do “mainstream”, pode ter influenciado a inconsequente escolha).
Visto que a banda sonora em questão não tem portanto a função primordial de evocar uma estrutura previamente considerada, espera-se então que ela consiga viver e respirar de forma independente do filme. Isso sim, é conseguido. Trata-se de um belo conjunto de canções, harmoniosamente compostas na sua grande maioria por Gustavo Santaolalla, compositor que fez uma escolha refinada de músicos (de interesse) da música Country para as vocalizar. Em “That never grow old”, onde se ouve uma grande prestação vocal de Emmylou Harris, e em “No one’s gonna love you like me”, com voz de Mary McBride, fala-se de amor; do amor romântico como sendo o único possível, o único com significado. Em “The Devil’s right hand”, onde se ouve Steve Earle, “It´s so easy”, de Linda Ronstadt, e em “An Angel went up in flames”, interpretado por The Gas Band, deixa-se vir ao de cima a euforia hormonal temperada com uma ingénua emotividade infantil. Há ainda tanto o magnífico “score” como a bela versão de “He was a friend of mine” de Bob Dylan, aqui vocalizada por Willie Nelson, que evoca serenamente o destino dos dois vaqueiros da história.
A presente banda sonora trata-se assim de um bom meio para se entrar em contacto com alguns dos brilhantes músicos que se inserem num género que é por excelência olhado de soslaio pela comunidade urbana, que pode agora aproveitar para se desenvencilhar desse ridículo preconceito. (8/10)