terça-feira, dezembro 21, 2004

Acontecimentos_2004 - Música


"Still lookin’ good to me" de The band of Blacky Ranchette

Um dos acontecimentos do ano passa pelo “alternative country”. Howe Gelb decidiu utilizar esta linguagem para dar a conhecer mais uma obra-prima; que passou desapercebida, como quase todo o vasto legado que este senhor está a deixar.
“Still lookin’ good to me” conta com um excepcional leque de convidados. Na parte instrumental podemos encontrar John Convertino e Joe Burns (Calexico); e nas vozes Neko Case, Chan Marshall (Cat Power) e Kurt Wagner (Lambchop). Todas as prestações encaixam harmoniosamente, como que estritamente necessárias e não pudessem ser substituídas.
Um outro mérito que podemos encontrar nesta obra é a qualidade da gravação, visto ser constituída por temas gravados em estúdio, intercalados por temas gravados ao vivo e nos sítios mais inesperados - num aeroporto, por exemplo.
É um álbum bem disposto, luminoso, descontraído; onde se deixa transparecer a felicidade de se viver uma vida em pleno que permite alcançar um estado emocional equilibrado e cheio de satisfação, tendo no entanto a consciência das dificuldades encontradas e não pondo de lado a hipótese de outras se poderem encontrar. É esse o espírito que predomina ao longo do conjunto das 14 belíssimas canções; desde a abertura com Gelb a dominar com a voz as estridentes melodias, passando por “Getting made” que corre o risco de (inicialmente) eclipsar todo o álbum (assim como todas as canções “country” alguma vez feitas), pela descontracção de “The muss of paradise”, e acabando na vulnerabilidade de “Square”; “Still lookin’ good to me” é uma paragem obrigatória para qualquer apreciador da criatividade no mundo musical. (10/10)