segunda-feira, dezembro 06, 2004

DVD_M


Cinematic Orchestra - Man with a movie camera

A convite da organização de “Porto 2001” os Cinematic Orchestra criaram uma banda sonora para o filme “Man with a movie camera”, realizado por Dziga Vertov em 1929. Nessa época, em que a revolução soviética se debatia com o lugar da arte numa nova realidade, Vertov encontrou problemas na sombra do moralismo estalinista dos anos 30, que reconhecia em seu trabalho um empenhado desejo em aplicar maior importância à estética face ao empenhamento ideológico. Nota-se isso desde o início do filme, com a vontade de Vertov em encontrar uma “linguagem absoluta do cinema”, independente das malhas narrativas da literatura e do teatro.
Com este filme, Dziga Vertov criou um hino ao proletário soviético e à sua posição no mundo. Através de uma revolucionária técnica de montagem é dado a conhecer um mundo onde máquinas, fábricas, pessoas e meios de transportes são peças da revolução da União Soviética, encarada aqui como sendo um magistral aparelho mecânico.
Pediu-se desta forma aos Cinematic Orchestra para orquestrarem uma Revolução. Conseguiram-no. Durante o período de criação da música para este filme lançaram-se pistas para “Everyday”, que encontra aqui, orquestralmente, as suas composições sagradas em toda a sua extensão, que durante a visualização do filme comparecem harmoniosamente com as imagens.
Para além da excepcional embalagem em que vem este DVD, pode-se ainda encontrar alguns extras apetecíveis, como o vídeo em super-8 de “All that you give”, um pequeno documentário onde se fala da feitura das orquestração, assim como actuações ao vivo dos Cinematic Orchestra. (9/10)


filme de Dziga Vertov