segunda-feira, dezembro 06, 2004

Leituras entre lençóis


"Orlando" de Virgínia Woolf

Escritora e crítica literária britânica, Virginia Woolf é a principal representante feminina do modernismo na língua inglesa.
“Orlando”, lançado em 1928, em que o foco da narrativa tem uma característica impressionista poética, na qual se realça a exposição de uma série de estados psicológicos, em detrimento da descrição evolutiva dos acontecimentos, ajuda a consolidar a transformação do romance moderno.
Inspirado em Vita Sackville-West, poetiza e romancista inglesa, herdeira de uma das maiores famílias de Inglaterra, com quem Virginia Woolf teve uma relação lesbiana; traça-se a fantástica história de um protagonista que nos é apresentado como homem e que durante a narrativa é metamorfoseado em mulher.
O que interessa a Virginia Woolf “no personagem é a inumerável variedade de combinações possíveis que permitem a ausência de obrigações humanas habituais. (…) Tesoureiro ou embaixador, perseguidor de raparigas ou musa de espíritos apaixonados pela beleza, melancólico ou exaltado, trocando as calças pelas saias ou refugiando-se na sua tebaida de campo para escrever o seu poema, a sua natureza dupla presenteia-o não com duas nem com dez, mas com cem vidas diferentes.” (10/10)

com excerto de Monique Nathan, em Virginia Woolf