quarta-feira, janeiro 26, 2005

Naked Lunch


“Hustlers of the world,
There is one Mark you cannot beat:
The Mark Inside…”

William S. Burroughs

"William Burroughs is consistently cited by nearly every downtown writer as a major influence. Because he didn't fall into the same kinds of commercialization that other Beats did, Burroughs continued to be an influence on downtown work throughout his life. His early experimentation with the 'cut up style' to avoid the pitfalls of traditional narrative stands as one of the most important influences. Implicit within the cut-up style is a critique of literary realism and authorial intent. Burroughs's stance toward his work, his attitude about literature, provides a foundation which many downtown artists share."


O LIVRO:

"Naked Lunch" de William S. Burroughs

“O Festim Nu é um banquete que o leitor nuca há-de esquecer. Este livro extraordinário é um apocalipse cómico, uma volta de montanha-russa através do inferno, um safari aos mais estranhos habitantes de um planeta estranho, nós mesmos. Diz-se das obras-primas literárias que a sua genialidade figura em cada linha e isso em nenhuma obra é tão evidente como no Festim Nu. Ficamos cientes, desde as suas primeiras palavras, que um mundo único – cómico, delirante, paranóico e visionário – está a ser-nos revelado. Cenas bizarras e inquietantes sucedem-se, como visões fugidias de uma cidade decadente e exótica. Somente mais tarde nos damos conta de que essa estranha cidade é aquela onde todos nós habitamos quando despertos.
Burroughs (…) convida-nos todos ao festim e o menu é um romance que eu considero ser o mais importante e original obra de um escritor americano desde a Segunda Guerra Mundial. O Festim Num é simultaneamente a dose do toxicodependente, a vaga de sensação pura através do cérebro e também a verdade crua sem sentimentalismo sobre nós mesmos, as nossas ilusões e logros (…). O leitor encontrará (…) uma multidão de personagens hilariantes encabeçadas pelo notável Dr. Benway, o médico mais corrupto e encantador da literatura do século XX.
Dado o estado anémico da maior parte da ficção contemporânea, sente-se e banqueteie-se com este romance.” (10/10)

J.G. Ballard


O FILME:

"Naked Lunch" de David Cronenberg

David Cronenberg veio contradizer o que muitos consideravam ser impossível: adaptar para o cinema o romance de Burroughs, “Naked Lunch”.
Bill Lee (Peter Weller), exterminador em “part-time” e viciado em drogas em “full-time”, vê-se inexplicavelmente, de um momento para o outro, envolvido numa conspiração num estranho lugar, a Interzona, habitado por seres bizarros que o irão orientar através deste vertiginoso delírio.
Com perícia, que só um grande realizador é capaz, pegou eficientemente em todas as metáforas do livro as quais através da ficção fez parecer realidade. (9,5/10)