sábado, outubro 16, 2004

Década de 90 revisitada


Tori Amos – Boys for Pele

Com Boys For Pele Tori Amos registou um dos discos mais intimistas revelado na década de 90 onde o piano serve de espinha dorsal a uma fera que nos ataca profundamente a alma tal a entrega conseguida ao longo das dezoito músicas que o constituem.
A delicadeza aparece de mão dadas com a revolta na procura de um lugar para exorcizar uma série de experiências amarguradas que atingem um ser impotente (para as evitar) restando-lhe assim lidar com elas de forma introspectiva até o encontrar. Esse lugar reside nesta obra onde a existe dificuldade em encontrar um texto lógico e coerente que seja suficiente para exprimir um mundo interior que mesmo assim consegue manter-se sensível sobretudo à beleza bucólica do mundo exterior que o rodeia. Recorresse então à utilização de uma série metáforas, de frases soltas e por vezes inacabadas e de pensamentos fantasiados (por vezes absurdos) ligados à natureza, aos animais, à religião, à sexualidade, aos homens, à mulher enquanto mulher, à maternidade, à amizade, e ainda a objectos encontrando-se dessa forma um meio alternativo para explicar o turbilhão de emoções que assolaram até aí o ser em questão.
Mas a maior valia encontra-se na forma como também se conseguiu limpidamente deixar registada a sobriedade atingida após o exorcismo conseguindo-se alcançar um estado de alma lúcido e em paz chegando-se à conclusão que todas as experiências pelas quais se passou tornou esse ser mais forte e sem medo de continuar em frente.
Sozinha na composição para piano e cravo, na escrita das canções e na produção deste disco onde um vasto leque de músicos a acompanham harmoniosamente é sem dúvida admirável o que Tori Amos conseguiu alcançar. 10/10