segunda-feira, março 14, 2005

Deformação da realidade


"Red House in a Park"

August Macke, nascido a 03 de Janeiro de 1887, foi um dos principais pintores Expressionistas Alemães - o primeiro movimento de vanguarda artístico a surgir no século XX, definido pela deformação da realidade com o intuito de a expor segundo a visão do artista (por excelência subjectiva, totalmente pessoal e por vezes agressiva do perceptível).
As primeiras tentativas artísticas de Macke datam de 1902; em Janeiro de 1904 já tinha enchido o seu primeiro caderno de esboços mesmo antes de ingressar na Academia de Düsseldorf.
A sua atracção pela harmonia de cores do Cubismo de Robert Delaunay, a paixão por trabalhar a natureza e o gosto por captar imagens do quotidiano, levaram-no a criar vistas de parques e ruas das cidades com vermelhos intensos, amarelos e verdes, dentro de um espaço definido por padrões lineares firmes; contribuindo desta forma para estabelecer a expressividade da cor e a abstracção das formas como novos princípios de arte.
Em 1911 tornou-se membro fundador do grupo “DER BLAUE REITER” (O Cavaleiro Azul - formado por alguns dos principais mentores do Expressionismo). Uma viagem à Tunisia com Paul Klee em 1914, pouco antes de sua morte, enriqueceu ainda mais as suas cores.
Durante sua curta vida Macke preencheu 78 cadernos, um total de mais de 3 mil folhas (muitas delas utilizadas de ambos os lados), sendo a sua carreira findada precocemente pela Primeira Guerra Mundial durante a qual é morto em combate em Setembro de 1914.


"Farewell"


"Leute am blauen seek"


"Tegernsee Landscape"