quinta-feira, março 10, 2005

A luz


“Guernica” by Pablo Picasso

Pablo Picasso no final de 1930, quando o seu impulso criativo parecia enfraquecer, criou o seu quadro mais famoso, “Guernica”, em resposta aos horrores da Guerra Civil Espanhola.
O conflito começou em Julho de 1936 com um golpe militar liderado pelo General Francisco Franco, representante dos elementos fascistas, tradicionalistas e eclesiásticos do país, contra a República Espanhola e do seu governo eleito da Frente Popular (centro-esquerda).
Ao rebentar a guerra, Picasso declarou imediatamente o seu apoio à República, aceitando pintar um grande mural para o pavilhão Espanhol na Exposição Internacional de 1937, em Paris; ainda não o havia começado quando soube que, em 26 de Abril de 1937, aviões nazistas, enviados por Hitler para ajudar Franco, tinham bombardeado e arrasado a cidade de Guernica. Esse acontecimento levou Picasso a elaborar os esboços prévios de “Guernica”, pintando a enorme tela num espaço de tempo aproximadamente de um mês (Maio/Junho de 1937); criando assim a expressão máxima não só do sofrimento Espanhol como do impacto devastador dos armamentos modernos da guerra sobre as suas vítimas em todas as partes do mundo.

fonte: “pintores famosos – a arte na internet